Inscrições abertas para submissão de trabalhos

Período para submissão vai até o dia 8 de julho

Entre os dias 3 de maio e 8 de julho os pesquisadores interessados em participar do XII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI) poderão submeter trabalhos para a programação científica do evento. Com o tema “Os dez anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, o congresso acontecerá na cidade de Recife (PE) entre os dias 27 e 30 de novembro, sendo organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco  (IFPE) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). " O congresso objetiva difundir conhecimentos além das fronteiras acadêmicas, levando para o cotidiano as experiências e os resultados das pesquisas desenvolvidas por estudantes, professores e pesquisadores das instituições que integram a Rede Federal, visando fortalecer os arranjos Produtivos Locais”, afirma Clécia Simone Pacheco, Vice-presidente da Comissão Científica do XII CONNEPI.

O envio dos trabalhos deve ser feito em formato de artigo a ser gerado diretamente na plataforma de gestão e integração do conhecimento científico, tecnológico e da inovação, desenvolvida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas; e disponibilizada para o XII CONNEPI. (CLIQUE AQUI).

A apresentação dos artigos científicos aprovados deve ser realizada em formato de pôster ou apresentação oral, opção que deverá ser informada no ato da submissão. Serão selecionados  até 1.440 posters e até 387 apresentações orais. A lista com o nome dos selecionados será publicada até o mês de agosto. Vale salientar que não haverá recursos relativos ao processo de julgamento dos trabalhos submetidos.

Segundo o Presidente do CONNEPI, Mário Monteiro, "Por se tratar do maior Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Federal, é extremamente importante que os pesquisadores, estudantes e demais servidores submetam os resultados de seus trabalhos ao CONNEPI, propiciando assim a disseminação da pesquisa científica no âmbito dos Institutos Federais", afirmou.

Serão premiados os três primeiros trabalhos de cada categoria (oral e pôster), por grande área de conhecimento, de acordo com a nota de avaliação on-line e presencial. O primeiro lugar de cada categoria, por grande área de conhecimento, receberá certificado de mérito científico e premiação na cerimônia de encerramento do evento. Os demais premiados receberão, via e-mail, certificados de mérito científico emitidos pela Comissão Científica.

De acordo com a Vice-presidente do XII CONNEPI, professora Luciana Cavalcanti de Azevêdo, a expectativa de público é de 5.000 participantes, “o CONNEPI é um evento que oportuniza a troca de experiências, não só científica e tecnológica, mas também o compartilhamento cultural. Para a maioria dos alunos, o evento se configura como sendo o primeiro contato com outras instituições de ensino e pesquisa e essa experiência é extremamente enriquecedora para eles. Enfim, é um momento rico para que temas como ciência, ensino extensão, inovação e empreendedorismo sejam discutidos de forma interligada", afirmou Luciana.

Inscrições - Já a inscrição geral para participação no CONNEPI tem previsão de começar no início do mês de agosto. O encontro é realizado desde 2006, com a proposta de divulgar e fortalecer as atividades de pesquisa, inovação e extensão tecnológica desenvolvidas no âmbito das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O congresso tem como público-alvo servidores, pesquisadores e estudantes da Rede, em especial daqueles institutos sediados nas regiões Norte e Nordeste do país. Também são esperados profissionais e estudantes outras instituições de educação e de pesquisa do território nacional e representantes dos setores produtivos, além de profissionais autônomos e representantes de instituições fomentadoras de pesquisa.

A programação trará, além da apresentação de trabalhos científicos, palestras, minicursos, oficinas, mesas-redondas, Mostra de Inovação Tecnológica, Desafio de Ideias, apresentações culturais e artísticas e exposição de produções acadêmicas das instituições participantes.

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) são apoiadores do evento.