Todas as Notícias

Connepi tem início nesta terça-feira (27)

Cerimônia de abertura está marcada para as 18h30, no Centro de Convenções de Pernambuco

 
A 12ª edição do Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) tem início, nesta terça-feira (27), no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento,  promovido pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e do Sertão Pernambucano (IF-Sertão), acontece até a sexta-feira (30), com uma programação diversificada e aberta ao público.
 
Ao longo de quatro dias, ocorrerão palestras, miniconferências, oficinas, minicursos, mostras culturais e tecnológica, além da apresentação de cerca de 1.500 trabalhos dos estudantes e pesquisadores vinculados à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A expectativa é de receber um público de aproximadamente 4 mil pessoas. A abertura está marcada para 18h30, no auditório Tabocas, com a presença de gestores da Rede, além de representantes do Conselho das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Conif) e do Ministério da Educação. 
 
Os interessados podem se inscrever gratuitamente no setor de credenciamento. No Congresso, serão discutidos temas como o impacto da indústria 4.0, educação científica, empreendedorismo e pesquisa aplicada. A grade inclui ainda a realização de 43 mini-conferências em diversas áreas do conhecimento, como Tecnologia, Letras, Ciências Agrárias, Saúde, Pedagogia e Meio Ambiente. 
 
Um dos destaques é a programação do Universo IF, que reúne o Desafio de Ideias e a Mostra Tecnológica. No primeiro, os participantes são divididos em equipes e são levados a desenvolver projetos de empreendedorismo. As melhores ideias serão premiadas na cerimônia de encerramento do evento. Já na Mostra Tecnológica, serão expostos 15 trabalhos indicados pelos Núcleos de Inovação Tecnológica dos Institutos Federais de todo o país. 
 
A programação completa do Connepi encontra-se no site oficial do evento e no aplicativo desenvolvido para sistema Android, que pode ser baixado gratuitamente na Play Store. 
 
CONNEPI CULTURAL – Além da programação científica, o Congresso abre espaço para as atividades artísticas e culturais. No dia 28, haverá uma mostra de vídeos, com a exibição de sete curtas-metragens produzidos por estudantes. Nos dias 28 e 29, serão ministradas 12 oficinas sobre diversos temas, como gravura, criação de roteiros em HQ, colagem expressiva, Instagram e empreendedorismo, desenho e OP Art, entre outras. Já o Passo das Artes será palco das apresentações de música, dança, poesia e teatro nos quatro dias de evento.