Redação de patentes é tema de minicurso no Connepi

Capacitação foi ministrada pelo pesquisador do INPI, Armando Mendes

Crédito: Hugo Peixoto/IFPE

Capacitar pesquisadores e professores para redigir e formatar documentos de patentes seguindo as exigências técnicas internacionais. Este foi o objetivo do minicurso intitulado “Erros e acertos na redação de patentes”, ministrado pelo pesquisador do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Armando Mendes, nesta quarta-feira (28), durante a programação do XII Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi).

O minicurso reuniu cerca de 100 pessoas no auditório Recife do Centro de Convenções de Pernambuco. Segundo Armando Mendes, a capacitação é de suma importância diante das dificuldades em se criar uma cultura de propriedade intelectual no país. “O Brasil permanece um pouco atrasado em relação à implantação de uma cultura de propriedade intelectual. Este curso pretende, além de focar na redação formal de documentos de patentes, conscientizar pesquisadores e professores sobre a importância da proteção de suas pesquisas”, destacou.

Durante a capacitação, o pesquisador do INPI realizou uma contextualização sobre a propriedade intelectual no país, abordando conceitos e a legislação vigente sobre a temática; apresentou os acordos e normas internacionais e elencou os principais erros e acertos na elaboração de documentos.
Edmar Ferreira, aluno do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), foi um dos participantes do minicurso. Na avaliação do discente, o evento foi uma oportunidade única em sua formação. “A formatação adequada da documentação para registros de patentes ainda é um tema escasso no meio acadêmico”, justificou.

Já a estudante Bianca Bentes, do Instituto Federal do Amapá (IFAP), destacou importância do tema para garantir a proteção dos produtos desenvolvidos. “Aprender a desenvolver projetos de patentes dentro dos padrões internacionais é uma necessidade bastante atual, diante do fato de que a propriedade intelectual vem sendo bastante incentivada dentro da Rede Federal e é uma garantia de proteção de projetos e produtos inovadores”, afirmou.

=> Confira a Galeria de Fotos e Vídeos
=> Programação Geral completa