Mostra Tecnológica promove aproximações entre o público, a ciência e a tecnologia durante o Connepi 2018

Trabalhos revelam talento de estudantes e professores dedicados à criação de alternativas para uma sociedade mais inclusiva e autônoma

Ampliar a capacidade de locomoção e a autonomia de pessoas com deficiência visual. Esse é o principal objetivo do projeto denominado “BlindMobi: um sistema para identificação de ônibus, de baixo custo, para pessoas com deficiência visual”. A plataforma, desenvolvida a partir de um projeto de pesquisa de estudantes do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do campus Recife do IFPE, possibilita a identificação dos ônibus, avisa ao usuário sobre aproximação do veículo e informa qual o seu itinerário.

Crédito: Ricardo Brandão/IF Sertão-PE

Esse é apenas um dos tantos trabalhos de pesquisa científica aplicada que se encontram em demonstração durante a realização da Mostra Tecnológica do XII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi 2018), que prossegue até a próxima sexta-feira (30), no Centro de Convenções de Pernambuco, evento promovido em parceria pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).

Crédito: Ricardo Brandão /IF Sertão-PE

O professor Hilson Vilar, do curso de Telecomunicações do campus Recife do IFPE, explica como funciona o projeto. “A plataforma BlindMobi é composta de dois elementos. Um hardware que vai no ônibus, e um aplicativo que fica no celular do usuário. Esse hardware que vai no ônibus emite mensagens periódicas através do bluetooth, enquanto o aplicativo que vai no celular do usuário lê essas mensagens. Ao chegar na parada do ônibus, o usuário registra no aplicativo qual a linha desejada e o aparelho reconhece a aproximação do ônibus, informando-o”. Explicou o professor, que orienta os alunos David Mendonça, João Lucas Albuquerque e Leandro Bernardes no âmbito do Programa institucional de Concessão de Bolsas de Extensão (Pibex).

Dentre os diversos trabalhos expostos na Mostra Tecnológica do XII Connepi, a maioria chama atenção pela inovação tecnológica e o empreendedorismo. Já no stand do campus Imperatriz do IFMA, estudantes do curso superior de Ciência da Computação demonstram a experiência que deu origem ao Veículo Autônomo (VA) criado por eles através do projeto denominado “Modelo de táxi autônomo utilizando LEGO Mindstorms”, uma plataforma de tecnologia acessível, que possibilita montagens de pequenos robôs experimentais.

Crédito: Ricardo Brandão/IF Sertão-PE

O VA desenvolvido pelos alunos do IFMA tem participado de competições nacionais de robótica e foi projetado para identificar percursos pré-definidos que o orientam através de navegação, indicando direções e sentidos corretos a serem tomados de modo inteligente. O protótipo de carro autônomo também é capaz de tomar decisões baseadas em caminhos lógicos, a exemplo da identificação de ruas sem saída.

Acesse a Galeria de Fotos e Vídeos