Todas as Notícias

Desafio de Ideias traz cases de sucesso do empreendedorismo pernambucano

Idealizadores do Mundo Bita e do Livox contaram suas histórias para inspirar as equipes finalistas 

 

Dois cases de sucesso dentro do empreendedorismo social foram apresentados na tarde de quarta-feira (28) às equipes que participam do Desafio de Ideias durante o Connepi. Os estudantes puderam conferir – e se inspirar – com a história dos idealizadores do aplicativo Livox, de comunicação alternativa, e do desenho animado Mundo Bita, ambos de origem pernambucana e com grande reconhecimento internacional. O objetivo das palestras foi motivar as equipes que têm até esta sexta-feira (30), último dia do evento, para apresentar seus projetos de empreendedorismo.

O aplicativo Livox nasceu para que Clara, filha do analista de sistemas Carlos Pereira, pudesse superar as dificuldades de comunicação advindas da paralisia cerebral.Quando ela tinha três anos, Carlos se juntou ao amigo Paulo Henrique Rodrigues para desenvolver o app que, atualmente, beneficia 25 mil usuários. Desenvolvido no sistema Android, ele auxilia pessoas com diferentes tipos de deficiência tanto na comunicação como na alfabetização e no processo educação. A ideia se transformou em empresa social  premiada por diversas entidades, entre elas a Organizações das Nações Unidas (ONU), Google IO 2015, The Tech for Global Good, a Folha de São Paulo, entre outros.

“O que a tecnologia propicia a essas pessoas não tem preço.  Elas estão sendo inseridas no mercado de trabalho, na sociedade, dando qualidade de vida. Está se fazendo a real inclusão”, comentou Paulo Henrique durante a palestras. Somente no Brasil, 15 milhões de pessoas precisam dessa tecnologia, sendo a maioria de baixa renda. O Livox já chegou ao mundo árabe, à África e aos Estados Unidos “Inicialmente, todo projeto nasce de uma necessidade, e a melhor maneira de fazer isso virar um negócio, é botar a mão na massa, e colocar na mão de quem realmente vai utilizar sua solução”, complementou.

Já a história do Mundo Bita, foi contada por Felipe Almeida, um dos sócios da empresa Mr.Plot, que é responsável pela produção e distribuição do desenho animado já distribuído para a Netflix, Discovery Kids, Sony Music. O produto surgiu há dez anos quando o outro sócio, o designer Chaps Melo, começou a criar personagens originais para decorar o quarto da filha. Só a primeira coletânea – Mundo Bita e os animais – se desdobrou em em dez aplicativos e foi traduzido para dois idiomas. Hoje, a marca já atingiu outros segmentos como o de material escolar, produtos de higiene, eventos. “Quando se entra num negócio desses, é preciso entender que o produto poderá ser consumido por pessoas da sua cidade, do seu bairro, do país ou do mundo. O Mundo Bita, hoje, é uma propriedade intelectual que virou engajamento cultural", resume Almeida.

COMPETIÇÃO

O Desafio de Ideias faz parte do Universo IF e reúne dez equipes finalistas dos Institutos Federais da região Norte e Nordeste. Durante os quatro dias de evento eles recebem assessoria de especialistas de diversas áreas para aperfeiçoar seus projetos e mantém contato com os potenciais investidores. O objetivo é oferecer aos participantes uma experiência real na área de empreendedorismo.

A etapa final da competição conta com cinco equipes representantes dos Institutos Federais do Maranhão, Tocantins, Amapá, Paraíba, Alagoas e Roraima. Todos estão buscando soluções para problemas de relevância social. O grupo do Amapá, por exemplo, conta com estudantes do curso técnico em Mineração e estão trabalhando na transformação de resíduos sólidos de peixe, normalmente descartado como lixo, em matéria-prima para produção de peças em cerâmica. A final do Desafio de Ideias será realizada, nesta sexta-feira (30), a partir das 9h, no auditório Brum.

=> Confira a Galeria de Fotos