Espaço Ciência conquista público com experimentos

Parte do acervo itinerante do museu, vinculado ao Governo de Pernambuco, está em exposição no Connepi. Monitores realizaram diversos experimentos lúdicos

Crédito: Breno Menezes/IFAP

Quem participa ou visita o XII Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife, tem a oportunidade de conhecer o melhor da produção cultural e científica do país.  O Connepi também democratiza o conhecimento através de experimentos interativos expostos no evento.

Ao todo ão 16 experimentos itinerantes que compõem o acervo do Museu  Espaço Ciência, uma instituição sem fins lucrativos, pertencente ao Governo do Estado de Pernambuco. Monitores capacitados interagem com o público enquanto demonstram experimentos nas áreas de Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia.

A dinâmica do corpo humano, a função e localização de vários órgãos, por exemplo, podem ser vistos de forma lúdica. No estande de física, um experimento mostra o nosso campo de visão e o disco de Euler a partir da dissipação da energia mecânica.

A estudante Maria Eduarda França, do Instituto Federal do Maranhão, estava entusiasmada com os experimentos. “Tudo isso é muito interessante para mim, estou lisonjeada em participar do Connepi e poder trocar experiências e conhecer novas pessoas” disse.

Crédito: Paula Aguiar/IFPE

Outro grupo de estudantes topou o desafio do monitor e fez uma espécie de corrente humana, onde um integrante não podia largar a mão do outro para não levar um choque elétrico.

Segundo o monitor do Espaço Ciência, Edilson Amaral, “as demonstrações são as mais didáticas possíveis para mostrar experimentos que o professor normalmente fala em sala de aula e muitas vezes não tem como exemplificar de forma prática para os alunos”.

O Connepi também proporcionou visitas guiadas ao Museu Espaço Ciência, localizado no Parque Memorial Arcoverde, em Olinda. Cerca de 260 participantes do Congresso foram levados em micro-ônibus para ver de perto o acervo do Museu, que combina exposições montadas em ambientes fechados e experimentos a céu aberto numa área de 120 mil m².