Pernambuco será a sede do próximo Connepi

Pernambuco será a sede do próximo Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi). Programado para acontecer no segundo semestre de 2018,  o evento será organizado pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e o Instituto Federal do Sertão Pernambuco (IF Sertão- PE). O anúncio foi feito nesta sexta-feira (9), durante o encerramento da edição 2016 do Congresso, que foi realizado em Maceió (AL).

Na ocasião, foi exibido um vídeo de apresentação das instituições organizadores do próximo congresso e do estado-sede (ASSISTA AQUI). O IFPE foi representado pela reitora, Anália Ribeiro, juntamente com o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Mário Monteiro, e a Pró-Reitora de Extensão, Ana Patrícia Falcão, que participou da discussão sobre indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão em uma das mesas redondas do evento.

teste

Para Anália, o Connepi reforça o compromisso da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica com o desenvolvimento da pesquisa e da inovação. “Eu acredito que o Connepi tem uma grande missão, que é de mostrar para o mundo o que o Norte e o Nordeste do Brasil produzem pesquisa e extensão da melhor qualidade. Podemos reforçar, enquanto instituição e enquanto Rede Federal, nosso compromisso com o desenvolvimento da pesquisa e da inovação. Ressalto a participação da nossa comunidade acadêmica, com apresentação de trabalhos, a premiação recebida por nosso estudante Otacílio Neto, além da caravana de Afogados da Ingazeira, que permaneceu no evento até as últimas atividades”, destacou a reitora.

De acordo com o Pró-Reitor de Pesquisa, Mário Monteiro, o evento deste ano já serviu de experiência para a organização da próxima edição. “Além dos trabalhos apresentados e das vivências, observamos o funcionamento do Connepi enquanto organizadores da próxima edição, em parceria com o IF Sertão-PE. O desafio em 2018  é nosso e estamos prontos para desenvolvê-lo da melhor maneira”, disse.

Público prestigia encerramento do XI Connepi

PREMIAÇÃO – O estudante Otacílio Saraiva Maia Neto, do Campus Recife, conquistou o primeiro lugar na Mostra de Inovação Tecnológica com o projeto “Desenvolvimento de módulos roteadores e finais remotos para aplicação no sistema telemétrico Railbee”. Sob orientação do professor de Eletrônica e Telecomunicações, Rômulo Araújo, o projeto trata do desenvolvimento de um sistema de monitoramento em tempo do transporte sobre trilhos, a partir de uma tecnologia de baixo custo financeiro e menor consumo de energia. A tecnologia, atualmente, já está sendo testada no sistema de metrôs do Recife. A edição de setembro da Revista Acontece trouxe uma matéria detalhada sobre a iniciativa.

No total, 78 estudantes do IFPE participaram do Connepi com apresentação de trabalhos. O evento é foi organizado pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL) com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).