IF Sertão-PE e IFPE realizarão próximo Connepi

O IF Sertão-PE e IFPE realizarão em conjunto o XII Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), que acontecerá em 2018, em Recife. A informação foi confirmada durante a cerimônia de encerramento da 11ª edição, na tarde desta sexta-feira (9), em Maceió.

Vídeo apresentou o IF Sertão-PE e o IFPE, anfitriões de 2018

Segundo a reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, o desafio foi assumido com comprometimento e os diálogos já se iniciaram. “Já estamos dialogando para que o resultado da décima segunda edição seja o melhor. A reitora do IFPE (Anália Rodrigues) estará indo a Petrolina com seu pró-reitor de Pesquisa (Mário Monteiro), para que possamos traçar as primeiras tarefas que devem ser realizadas no decorrer de 2017, para que em 2018 esteja tudo bem organizado e planejado”, afirmou.

MOSTRA TECNOLÓGICA – Transformar ideias inovadoras em produtos que podem modificar, de alguma maneira, o dia a dia das pessoas. Ideias que inspiram e provocam a reflexão em torno de temas como acessibilidade e automação doméstica. A IV Mostra Tecnológica do Connepi proporcionou essas experiências e apresentou ao público dois projetos desenvolvidos por estudantes do IF Sertão-PE que atraíram a atenção do público durante os dois dias de exposição.

Protótipo tem como objetivo auxiliar na locomoção dos deficientes visuais

Um dos projetos foi desenvolvido pelos estudantes de Licenciatura em Computação do campus Petrolina, Elianderson Souza e Carlos Eduardo Gomes, com o intuito de ajudar na locomoção de pessoas com deficiência física. Através de uma luva, equipada com microcontrolador de programação, sensor e buzina, a pessoa pode identificar obstáculos a até cinco metros, através do som emitido que se intensifica a medida que se aproxima de algo.

De acordo com Elianderson, o funcionamento do dispositivo é simples e de baixo custo. “Pra gente estar aqui é um prêmio, porque é uma coisa que nasceu tão despretensiosa e a gente conseguiu implementar. Hoje a gente estar expondo e vendo o interesse do público no nosso projeto é um orgulho muito grande”, disse.

Bruna Rafaela apresentou um alimentador de baixo custo para animais domésticos

A aluna de Informática do campus Salgueiro, Bruna Rafaela Freire, também participou da mostra apresentando um alimentador de baixo custo para animais domésticos, voltado para pessoas que têm animais de estimação e precisam se ausentar por determinado tempo. Através de um protótipo, feito com materiais reciclados, um circuito eletrônico simples e programação, é possível determinar a quantidade de comida que cai e de quanto em quanto tempo. “A nossa intenção é popularizar a automação doméstica, baratear os custos, de forma que todos possam ter acesso”, explicou Bruna.

As atividades do Connepi foram encerradas com um vídeo que mostrou a parceria dos dois institutos de Pernambuco na realização do próximo congresso, além da divulgação da premiação dos trabalhos apresentados durante o evento.