Connepi 2018 trará muitas novidades para os participantes

Encontro contará com aplicativo e evento paralelo voltado ao estímulo de ideias inovadoras

Os preparativos para a XII edição do Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) estão a todo vapor. O evento, que acontece entre os dias 27 e 30 de novembro no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife, é voltado à divulgação e ao fortalecimento das atividades de pesquisa, inovação e extensão tecnológica desenvolvidas pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

A edição 2018 do congresso, que tem como tema “Os dez anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, trará muitas novidades para o público participante. Uma delas será o formato das atividades que fazem parte da programação científica.

De acordo com Márcio Vilar, presidente da Comissão Científica do evento, todas as sessões de pôsteres, bem como as sessões coordenadas orais, serão divididas por grande área de conhecimento. Estas últimas terão ainda uma miniconferência plenária de abertura, em cada sessão, ministrada por um pesquisador relacionado a essa grande área. “O mesmo raciocínio será aplicado aos minicursos que ocorrerão durante o evento, ou seja, haverá a realização de um minicurso por área de conhecimento”, pontuou Vilar.

Outra novidade a ser lançada pelo Connepi 2018 será um aplicativo, que poderá ser baixado pelos participantes para acesso durante o congresso. “O app vai oferecer ao congressista uma visão panorâmica da programação do evento, permitindo criar uma agenda de acordo com a área de atuação ou até ajustar a programação ao seu interesse científico”, explicou Márcio Vilar.

Paralelo ao congresso, será realizado ainda o Universo IF, que acontece dentro da programação do Connepi e é voltado para o estímulo ao empreendedorismo e à prospecção de ideias inovadoras no âmbito dos Institutos Federais.

O Universo IF será composto pelo Desafio de Ideias e pela Mostra Tecnológica. O primeiro agrega uma competição de ideias inovadoras entre os estudantes de toda a Rede. Já a Mostra Tecnológica será um espaço para exposição e apresentação de propostas, sejam elas produtos, protótipos, processos ou serviços, de caráter tecnológico inovador, que tenham, preferencialmente, a possibilidade de manuseio, construção, montagem, experimentação ou exercício de atividade, e que sejam desenvolvidos por estudantes e/ou servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Para o presidente da Comissão Organizadora do Connepi 2018 e pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPE, Mário Monteiro, a realização do congresso é sempre muito esperada pela comunidade interna dos Institutos, mas também tem tomado proporções externas significativas, em âmbito regional, nacional e internacional. “Na última edição, em 2016, organizada pelo IFAL, tivemos inscrições de trabalhos até de participantes de Portugal. Dessa maneira, esperamos realizar em Pernambuco, com a parceria IFPE e IF Sertão-PE, um evento de qualidade e de relevância científica que mantenha, ou até mesmo que amplie, a marca consagrada desse grande congresso de pesquisa e inovação”, ressaltou Monteiro.