Projetos de veículo aéreo e desinfecção da água são destaques na Mostra

Trabalhos foram desenvolvidos por estudantes e pesquisadores do Instituto Federal do Tocantins e da Paraíba

O estímulo à cultura da inovação e do empreendorismo na Rede Federal também é foco do Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi). Na Mostra Tecnológica, espaço que compõe o Universo IF, pesquisadores dos institutos federais expõem o que há de mais avançado em protótipos, processos e produtos inovadores.

Um dos destaques da Mostra é o projeto "Inovação Tecnológica na Desinfecção de Água utilizando Energia Solar", desenvolvido pelos pesquisadores Ivy Gomes, Andryelle Rêgo, André Luiz Silva e Cristiano Corrêa do Instituto Federal da Paraíba. O projeto da equipe paraibana consiste na ampliação do volume de água do SODIS (SOlar water DISinfection), sistema que usa energia solar para a destruição de microorganismos patogênicos presentes na água. Através da união de um conjunto de garrafas pets em série, foi criado um painel solar em um sistema hidráulico de ciclos automatizados, ampliando a capacidade de tratamento de água.

"A proposta original do SODIS é de apenas dois litros de volume máximo de água a ser tratada. Nosso projeto tornou esse volume adaptável a qualquer realidade e nosso protótipo possui volume máximo de 24 litros", afirma a aluna Andryelle Rêgo. Ainda segundo a estudante, o protótipo já está patenteado e pretende contribuir para o desenvolvimento sustentável, beneficiando famílias do semi-árido nordestino com o tratamento de água mais acessível.

O Instituto Federal do Tocantins apresenta o Veículo Aéreo Sempre Alerta (VASA), um veículo aéreo não tripulado (drone) autônomo criado para auxiliar no monitoramenteo de áreas pré-determinadas. O projeto foi iniciado há três anos pelos pesquisadores Cláudio Monteiro (coordenador), Carlos Adriano Jorge e Jacyiricê Oliveira, e faz parte do Grupo de Pesquisa Aplicada a Redes de Computadores e Sistemas (G-Redes) do Campus Palmas.

“Essa ideia surgiu de uma demanda real da prefeitura de Palmas, que nos procurou para auxiliar na vigilância mais efetiva da cidade. O grande diferencial do VASA é o fato de o mesmo ter o seu voo totalmente autônomo, sem nenhuma intervenção humana. O protótipo possui uma câmera acoplada que transmite as imagens captadas diretamente para a central de monitoramento. Atualmente, ele vem sendo usado no nosso campus como um reforço à segurança no local”, destacou o professor Cláudio Monteiro.

Além dos Institutos Federais do Tocantins e da Paraíba, participam do evento os IF´s de Rondônia, do Sertão Pernambucano, do Acre, do Piauí, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte, do Pará, da Bahia, do Ceará, do IF Baiano, do Amapá, de Alagoas, de Roraima, do Maranhão e do Amazonas.