IFRJ vence maratona do Células Empreendedoras

Etapa final do programa aconteceu na noite de quinta-feira (29), reunindo as equipes finalistas

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) foi o grande vencedor da maratona do programa Células Empreendedoras. A conferência final com a cerimônia de premiação foi realizada na quinta-feira (29), durante a programação do 12º Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi).

A startup vencedora foi a Polimex: Soluções em Bio-polímeros, que busca resolver o problema da poluição por plásticos com a produção de polímeros utilizando fontes de matéria-prima 100% renováveis para substituição dos plásticos tradicionais produzidos a partir de combustíveis fósseis.

O segundo lugar ficou com a startup “InocêncIA Games” do Instituto Federal de Goiás (IFG) e o terceiro, com a “DescarPil” do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Além das vencedoras, a final do Células Empreendedoras contou com mais sete equipes, sendo três delas do IF de Pernambuco, uma do IF de Goiás, duas do IF do Paraná e uma da Paraíba. Os melhores educadores/mentores das startups também foram premiados. Em primeiro lugar ficou Eduardo Noronha (IFG), seguido por Juliano Silva do IFRO e Simone Alves do IFRJ.

Todos os vencedores irão participar de uma visita técnica ao Porto Digital de Pernambuco, um dos principais parques tecnológicos do país durante uma semana.A conferência final do programa Células Empreendedoras contou ainda com uma rodada de negócios com o professor Genézio Gomes, idealizador e coCélulasordenador do , e Raúl Javales empreendedor da área de Saúde.

“Os trabalhos estavam muito bons, na verdade foi um filtro enorme dos projetos que estão aqui. Nós saímos de mais ou menos 100 startups durante todo o programa, entre 6 Instituto Federais, e 30 foram pré-selecionados. Então, aqui estavam as 10 melhores das 30. O Células  Empreendedoras não é medido pela qualidade dos projetos, mas pela transformação que ele faz na vida das pessoas”, avaliou Genézio.

Crédito: Keise Nascimento/IFPE

O programa Células Empreendedoras é uma metodologia voltada à criação e ao desenvolvimento de ecossistemas de educação empreendedora em instituições de ensino, empresas e escolas. O Células se tornou referência na área ao conquistar diversos prêmios, como o de “Educação Transformadora”, concedido pela Rede Global de Empreendedorismo, e o de Educação Empreendedora, da Endeavor. Projetos desenvolvidos a partir do Células também já foram premiados pelo Santander Universidades, ImagineCUP, Brasil Criativo, Revistas Forbes, Desafio Brasil e BlackBerry Jam.

=> Confira a Galeria de Fotos e Vídeos