Todas as Notícias

Equipe do Amapá vence Desafio de Ideias

Formada por mulheres, equipe apresentou projeto para confecção de biojoias a partir da resina de ossos de peixe descartados em feiras

 

Formada por mulheres, a equipe do Instituto Federal do Amapá (IFAP) foi a grande vencedora do Desafio de Ideias 2018. O anúncio foi feito na cerimônia de encerramento do 12º Connepi, realizada na sexta-feira (30). O grupo conquistou o primeiro lugar com o projeto Aruana, que propõe a criação de biojoias a partir da resina oriunda dos ossos de peixe recolhidos em feiras. Já o segundo e o terceiro lugar ficaram com as equipes dos Institutos Federais da Paraíba (IFPB) e do Maranhão (IFMA), respectivamente. 

A etapa final do Desafio, que integra a programação do Universo IF junto com a Mostra Tecnológica, foi realizada no período da manhã, reunindo dez equipes. Depois de três dias trabalhando para melhorar suas ideias de negócio, cada equipe apresentou sua proposta em um pitch de cinco minutos. Um time de avaliadores atuou como potenciais investidores-anjo, fazendo questionamentos aos estudantes.

=> Confira a lista completa das premiações

“Desenvolvemos um processo para transformar os ossos de peixe que eram descartados em um mineral resistente. A partir daí, as estudantes usam sua criatividade nas peças”, explica a professora Lída Dely, do IFAP, coordenadora da equipe vencedora. Ela dá aula no curso técnico integrado de Mineração. “O Desafio nos motivou a aprender mais sobre empreendedorismo, e deu a elas uma visão de mercado realmente para ao trabalho que estão realizando”, complementou. 

As ideias foram criativas e bastante variadas, indo de aplicativos para melhorar a coleta seletiva de lixo ou a comparação de preços de medicamentos até soluções para ajudar o agricultor a estimar a melhor época para colheita do abacaxi. A estudante Beatriz Confort do IFMA integrou a equipe que conquistou o terceiro lugar, apresentando a proposta de um aplicativo para conectar mulheres eletricistas, encanadoras e que fazem outros reparos domésticos a clientes que necessitam dos serviços. “Mesmo tendo trabalhado muito para trazer a ideia para cá, descobrimos com a mentoria que muita coisa no projeto pode ser melhorada. Estamos em uma fase inicial, mas animada”, afirma. 

 Os projetos foram avaliados de acordo com critérios que incluem a contribuição para o desenvolvimento técnico e tecnológico ou para a solução de problemas; qualidade e desempenho na apresentação; e potencial de geração de negócios. “Nosso objetivo com o Desafio foi mostrar que a formação que os estudantes recebem nos Institutos Federais também pode ser aplicada para o desenvolvimento de ideias de negócios e empreendimentos”, afirma Frederico Menezes, coordenador do Universo IF e do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFPE. “Independentemente da colocação final, todos aqui saíram vencedores”, finaliza. 

 => Veja a Galeria de Fotos e Vídeos do evento