Todas as Notícias

Portal do Connepi é lançado nesta sexta-feira (16)

Site do evento, que acontece em Recife entre os dias 27 e 30 de novembro, agrega informações gerais, programação e plataforma para submissão de trabalhos

Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica vão aportar na capital pernambucana entre os dias 27 e 30 de novembro. Trata-se do XII Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), que deve reunir cerca de quatro mil participantes no Centro de Convenções de Pernambuco para discutir e difundir as novidades da área.

Para divulgar as atividades que integrarão o congresso, as instituições organizadoras — Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) — lançaram, nesta sexta-feira (16), o portal eletrônico do evento (clique aqui). 

O site do Connepi 2018 trará, além da apresentação do encontro, detalhes da programação científica e da programação geral, bem como notícias e perguntas frequentes para esclarecer dúvidas dos interessados em participar do evento.

O portal também divulga um guia com as normas para submissão de trabalhos científicos e disponibiliza uma plataforma, desenvolvida pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL), para que pesquisadores possam enviar suas propostas. 

O evento – O Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) é realizado desde 2006 com a proposta de divulgar e fortalecer as atividades de pesquisa, inovação, desenvolvimento e extensão tecnológica realizadas no âmbito das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 

O evento tem como público-alvo servidores, pesquisadores e estudantes da Rede, em especial daqueles institutos sediados nas Regiões Norte e Nordeste do país, bem como profissionais e estudantes de outras instituições de educação e de pesquisa do território nacional, representantes dos setores produtivos, além de profissionais autônomos e representantes de instituições fomentadoras de pesquisa.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPE, Mário Monteiro, eventos científicos promovidos pela Rede Federal, a exemplo do Connepi, são extremamente relevantes para a contribuição na formação humana e profissional de estudantes e servidores. “Entendemos os processos de pesquisa e inovação como parte essencial para a formação integral de estudantes. É fato notório que estudantes que participam de algum tipo de atividade de investigação científica ou tecnológica durante a formação, em qualquer nível ou modalidade, atingem desempenho acadêmico acima da média”, destacou o pró-reitor, que também preside a Comissão Organizadora do congresso

A programação do encontro trará apresentação de trabalhos, palestras, minicursos, oficinas, mesas-redondas, Mostra de Inovação Tecnológica, Desafio de Ideias e apresentações culturais e artísticas, além de estandes para que as instituições envolvidas no evento possam apresentar suas produções acadêmicas.

O Connepi conta com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Para mais informações, confira o portal do Connepi 2018. – clique aqui